O ex-governador Ricardo Coutinho (PT) é pré-candidato a deputado federal. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (25), em entrevista ao programa 'Arapuan Verdade', da Rádio Arapuan FM.
Ricardo afirmou que sua decisão foi fundamentada a partir do cenário político atual. De acordo com o ex-governador, é necessário haver debater sobre temas contemporâneos que dominam os bastidores do Poder Legislativo.
"Decidi disputar uma vaga de deputado federal. Essa disputa não é contra ninguém, é pelo PT, junto com quem está dentro do PT, para combater a extrema direita e os setores mais fisiológicos que voltaram à politica paraibana (...) O Congresso tem mais de 55 bilhões de emendas, o que não existe em canto nenhum no mundo, uma quantidade dessas de recursos e que se nega a discutir as grandes pautas da modernidade", afirmou.
Ricardo Coutinho governou a Paraíba entre 2011 e 2018. No último ano de gestão, o ex-governador abriu mão de disputar o Senado. Após deixar o governo, ele passou a ser investigado no âmbito da Operação Calvário, junto com seus principais auxiliares. Em dezembro de 2019, Ricardo foi preso pela Polícia Federal.
Apesar disso, o ex-governador concorreu à Prefeitura de João Pessoa em 2020 e ao Senado Federal em 2022. Acostumado com vitórias, Ricardo sofreu duras derrotas. No pleito municipal, não foi para o segundo turno. Em seguida, terminou em 4º lugar na disputa pelo Senado.